sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A cãimbra

O que provoca a cãimbra

"Uma contração involuntária dos músculos, acompanhada de fortes dores, pode durar segundos ou até minutos, a cãimbra pode atingir vários músculos de uma única vez. Para o ortopedista Marcelo de Oliveira, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, existem diversos fatores que causam as cãimbras musculares entre eles as perdas de sódio e líquidos, já que o sódio é um mineral importante para os nervos que leva aos movimentos dos músculos.

Os locais mais atingidos pelas cãimbras são as panturrilhas, músculos anteriores e posteriores da coxa, pés, mãos, pescoço e abdômen. O indivíduo pode perder água e sal por meio do suor excessivo, resultando cãimbras de calor. Porém a diminuição de cálcio no sangue em razão de algumas doenças como distúrbios das glândulas suprarrenais, fadiga muscular, posições incômodas de pernas e braços e varizes nas pernas, também podem levar ao problema.

Segundo o médico as cãimbras podem aparecer esporadicamente durante exercícios intensos, conhecida como “cãimbra do esportista”, que surge em razão do excesso de ácido láctico ou fadiga aguda das fibras musculares. “As cãimbras frequentes merecem uma investigação médica, pois elas podem ser de origem vascular, neuromuscular ou metabólica”, avisa o especialista.

Outro tipo muito comum são as cãimbras noturnas idiopáticas – sem causa aparente – que ocorrem principalmente nos membros inferiores. Normalmente não se consegue detectar nenhum tipo de alteração que justifique o problema e para esses casos recomenda-se um programa de alongamento diário de 15 minutos antes de dormir, o consumo de alimentos ricos em cálcio e magnésio, uma boa hidratação durante o dia e evitar o sedentarismo.

Outros fatores também podem levar às cãimbras como a desidratação, gravidez, doenças neurológicas, longos períodos de inatividade, alterações estruturais – como pé chato e hiperextensão do joelho, deficiência de vitamina B1, B5 e B6, anemia e diabetes.

Algumas ações ajudam a aliviar as cãimbras como massagear a área afetada, pois alivia a dor e auxilia no estímulo à corrente sanguínea e do movimento de líquidos na área; apoiar o pé no chão e andar apoiando o peso do corpo nos calcanhares, caso a cãimbra ocorra na panturrilha. Se ocorrer nos dedos dos pés, peça para alguém dobrar o dedo no sentido contrário e em caso de cãimbra no braço, peça para que dobrem o antebraço até formar um ângulo reto;

Para prevenir as cãimbras é importante praticar exercícios físicos com frequência e com intensidade adequada; beber muito líquido durante os exercícios; repor níveis de sódio durante os intervalos de exercícios pesados e transpiração excessiva; alongar os músculos; não exagerar na capacidade de peso; descansar os músculos após um treino intenso; ingerir líquidos que contenham eletrólitos e consumir alimentos que contenham minerais, como frutas e vegetais.

Alguns medicamentos como os diuréticos, podem induzir as cãimbras e caso elas ocorram sem motivo aparente é aconselhável consultar um especialista.

Vale lembrar que alguns indivíduos atribuem a falta de potássio no organismo como causador das cãimbras, mas o que ocorre é que os baixos níveis de potássio podem causar contrações involuntárias, mas o principal sintoma é fraqueza ou paralisia muscular. No entanto, é a falta do cálcio e do magnésio as causas principais das cãimbras. Já nas pessoas acima de 60 anos, as cãimbras podem ser sinal de aterosclerose e diminuição da circulação sanguínea com obstrução do fluxo por placas de colesterol."

Retirado do site www.melhoramiga.com.br

Sem comentários: